Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 11 3054-8383 13 96351-0335

Projeto de ferrovia no Pará pode ligar Norte-Sul a porto

Gostou? compartilhe!

Projeto de ferrovia no Pará pode ligar Norte-Sul a porto

Continue Lendo

Enquanto a Ferrovia Norte-Sul não deslancha, o governo do Pará adianta-se para viabilizar a Ferrovia Paraense, pensada para ser uma futura concessão à iniciativa privada para melhorar o cenário do transporte e escoamento de cargas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Visto também como estratégico para o desenvolvimento econômico do Pará, o empreendimento corta a porção oriental do Estado de Sul a Norte em 1.316 quilômetros, num traçado paralelo à Norte-Sul com possibilidade de coligação entre as duas estradas de ferro até o Porto de Barcarena, na região metropolitana de Belém, que tem amplas saídas para China, Europa e Estados Unidos.

Na primeira semana deste mês o governo paraense aprovou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) da ferrovia e definiu os próximos passos do processo licitatório. Reuniões técnicas e audiências públicas estão agendadas para agosto em São Paulo, Brasília e no Pará, o edital será lançado em novembro e o leilão está previsto para fevereiro de 2018. O custo do projeto é estimado em R$ 14 bilhões, considerando investimentos na construção da própria ferrovia e de entrepostos de carga e ampliação portuária.

De acordo com o consultor Frederico Bussinger, do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt), o projeto ferroviário estadual está mais adiantado que o federal porque seu trajeto foi concebido para passar apenas por território produtivo, evitando áreas indígenas, quilombolas, de florestas e assentamentos; o licenciamento ambiental já está sendo conduzido por órgãos estaduais, com chance de o vencedor do certame assinar o contrato de concessão com a licença em mãos; já existe mapeamento de desapropriações de 1,7 mil imóveis ao longo da ferrovia.

 

Além disso



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wohlers Cargo Whatsapp Wohlers Cargo