Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 11 3054-8383

Integrar modais e reduzir custos com logística ainda são desafios

Gostou? compartilhe!

Integrar modais e reduzir custos com logística ainda são desafios

Continue Lendo

Dentre os gargalos enfrentados por quem busca empreender e manter empresa de produtos, a logística é um dos pontos cruciais e mais onerosos. De acordo com o Panorama ILOS Custos Logísticos no Brasil, os gastos com logística representam 7,6% da receita líquida, considerando custos com transporte, estoque e armazenagem. Ainda conforme o estudo, os custos logísticos correspondem a 12,2% do Produto Interno Bruto (PIB ) brasileiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, os custos ficam na marca dos 7,8%.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cerca de 60% das cargas do setor de transporte são transportadas por estradas. Este fator, por sua vez, encarece bastante os valores dos produtos, já que são grandes as distâncias entre os centros produtores, os locais de consumo e o escoamento da produção. Uma alternativa apontada por especialistas para a redução das altas taxas de custo de produtos no Brasil é a integração entre os modais logísticos (rodoviário, portuário, ferroviário e aeroviário).

Conforme a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), cerca de 8 mil quilômetros (km) da malha ferroviária do País estão atualmente sem uso e 12% do total das ferrovias transportam 78% da carga brasileira.

Problema de acesso

Para o presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e dos Operadores Portuários do Estado do Ceará (Sindace), Bruno Iughetti, as principais dificuldades da logística brasileira são os péssimos estados das rodovias e a falta de bons acessos aos principais portos em atividade no País. Contudo, ele elogia o momento percebido no Estado do Ceará.

A logística apresenta atualmente um problema de infraestrutura de acesso



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wohlers Cargo Whatsapp Wohlers Cargo