Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 11 3054-8383 13 96351-0335

IMO recomenda flexibilidade no período inicial da obrigatoriedade do VGM

Gostou? compartilhe!

IMO recomenda flexibilidade no período inicial da obrigatoriedade do VGM

Continue Lendo

Uma pesquisa realizada pela Drewry apontou que muitos armadores e transitários no mundo todo ainda não têm certeza de como deverão cumprir as novas regras da IMO (International Maritime Organization) para a pesagem de containers. De acordo com a pesquisa — que cobriu 180 entrevistados —,  enquanto praticamente todos os intervenientes da cadeia logística estavam cientes das novas normas, 45% afirmaram que os seus prestadores de serviços não tinham oferecido informações suficientes sobre as novas regras.

Faltando pouco mais de um mês para a implantação da nova regra mundial de pesagem certificada de containers (VGM), programada para 1 de julho, a Drewry informou que a IMO resolveu recomendar que o período inicial da obrigatoriedade da nova medida fosse amenizado. A instituição recomenda que os órgãos reguladores de cada país tenham “uma abordagem branda nos três primeiros meses de aplicação”.

As novas regras da SOLAS, a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, determinam que transportadores e embarcadores forneçam o peso total de cada container (tara mais conteúdo) ao transportador marítimo antes do embarque.

O Comitê de Segurança Marítima da IMO disse que não deve haver atraso na implementação das regras, porém seria benéfico se as autoridades portuárias tivessem uma abordagem prática e pragmática"



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wohlers Cargo Whatsapp Wohlers Cargo