Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 11 3054-8383 13 96351-0335

Estudo detalha cadeias produtivas na América do Sul

Gostou? compartilhe!

Estudo detalha cadeias produtivas na América do Sul

Continue Lendo

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em parceria com o Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), da ONU, divulgaram nesta quarta-feira (6) o primeiro estudo sobre as Cadeias Produtivas na América do Sul. O objetivo do documento é analisar as cadeias produtivas interconectadas de 10 países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A matriz regional trabalhou 40 setores, incluindo petróleo e mineração; química e farmácia; agricultura, silvicultura, caça e pesca; comércio; serviços de transporte; eletricidade, água e gás.

Para custeio do trabalho Ipea e o Cepal contaram com recursos da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A pesquisa foi apresentada pelo presidente do Ipea, Ernesto Lozardo; o diretor da Cepal no Brasil, Carlos Mussi; o presidente da ABDI, Luiz Augusto de Souza Ferreira; o representante do BID Hugo Florez Timoran; e o representante do CAF Victor Rico.

Renato Baumann, coordenador do projeto e técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, explicou que existe uma percepção de que as cadeias de valor passarão gradualmente a se concentrar no nível regional, em função de diversos fatores, entre eles as novas tecnologias de produção. 

“A América Latina participa pouco das cadeias globais – no caso do Brasil, basicamente como fornecedor de matérias-primas. Há evidência de que complementaridade produtiva tem sido um elemento importante como fonte de competitividade industrial, e é hora de se pensar em criar cadeias produtivas na América do Sul”, explicou Baumann.

A partir do material, é possível verificar a origem e o destino da produção dos países e traçar estratégias para otimizar as cadeias logísticas e de suprimentos com vistas a um melhor equilíbrio da balança comercial dos países. Publicadas em espanhol e inglês, as planilhas do estudo estão disponíveis no site do Ipea e podem ser baixadas por este link.

"



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wohlers Cargo Whatsapp Wohlers Cargo