Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 11 3054-8383 13 96351-0335

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO LAYOUT DE ARMAZÉM E COMO ELE CONTRIBUI PARA O SUCESSO DA LOGÍSTICA

Gostou? compartilhe!

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO LAYOUT DE ARMAZÉM E COMO ELE CONTRIBUI PARA O SUCESSO DA LOGÍSTICA

Continue Lendo

A gestão de estoque é uma rotina da logística pensada com o objetivo de aprimorar resultados e tornar o setor cada vez mais eficiente. Para isso, é necessário planejar alguns pontos essenciais, e um deles é o layout de armazém.

Afinal, o que é o layout de armazém?

O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível.

Nesse esquema, considera-se questões como otimização de espaço, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores que explicaremos a seguir.

Por que é importante planejá-lo com cuidado?

Como dissemos ali em cima, um bom layout de armazém ajuda a aprimorar os resultados logísticos. Quando o planejamento é bem estruturado, ele proporciona importantes benefícios para a área, como:

Melhor aproveitamento do espaço

Uma boa organização do layout faz com que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível. Assim, é possível armazenar mais itens utilizando o mesmo ambiente.

Movimentação eficiente

Os corredores devem ser projetados para garantir uma boa movimentação de pessoas, máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que não comprometem a área que é destinada ao estoque.

Aumento da produtividade

Outra grande vantagem de se investir na organização do layout é conseguir aumentar os níveis de produtividade. Afinal, os itens passam a ser organizados seguindo uma lógica mais eficaz — que explicaremos a seguir.

Quais são as características de um bom layout?

Para criar um bom layout, existem alguns pontos que precisam ser observados. Os principais são:

Giro dos materiais

Um dos objetivos de organizar o layout de armazém é facilitar o processo de separação (picking) dos produtos, tornando-o mais ágil e alinhado.

Assim, o ideal é armazenar os itens que possuem maior saída (giro alto) em uma área mais próxima da expedição — diminuindo a distância percorrida — e em uma altura mais fácil de alcançar — facilitando a identificação.

Já os materiais menos populares (de baixo giro) podem ficar localizados em uma área mais afastada e em alocações superiores, já que não são requeridos com tanta frequência.

Armazenamento por grupos

Outro ponto importante relacionado à facilidade de encontrar os itens é a organização por meio de grupos de produtos. Ou seja, o ideal é criar categorias e agrupá-las dentro do estoque, facilitando o processo de entrada e saída.

Tamanho dos materiais

O tamanho das mercadorias também deve ser levado em consideração, já que isso influencia diretamente no aproveitamento de espaço. Se uma grande área é destinada a itens pequenos, por exemplo, haverá desperdício.

Características dos produtos

Dependendo dos itens que são armazenados, existem necessidades especiais ligadas à temperatura, ventilação e umidade, entre outras. Esse também é um aspecto que precisa ser considerado no planejamento de um layout de armazém, pois tudo isso ajuda a garantir a integridade dos materiais.

Eficiência do espaço

O espaço também deve ser pensado de acordo com a acessibilidade para facilitar a movimentação de equipamentos. O objetivo é sempre conseguir melhorar a produtividade, ao mesmo tempo em que se otimiza a gestão do estoque.

Como você pode ver, o layout do armazém é fundamental para o sucesso da logística. Para que isso se torne possível, porém, é necessário fazer um planejamento mais organizado e, principalmente, escolher galpão que tenha uma estrutura adequada para armazenar os produtos.

 

Fonte: Blog Logística



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wohlers Cargo Whatsapp Wohlers Cargo