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Cinco ações fundamentais para planejar a logística para o final do ano

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Cinco ações fundamentais para planejar a logística para o final do ano

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O período festivo do final do ano representa uma vasta oportunidade para empresas dos mais diversos portes e segmentos atraírem clientes e elevarem ao máximo os resultados financeiros. Segmentos econômicos como alimentos, bebidas e o varejo em geral tendem a ter um pico nas vendas, exigindo agilidade na entrega, reposição de estoques em toda a cadeia logística.

Por isso, para atender a demanda crescente, é fundamental saber adaptar a operação por meio de boa estratégia logística.

De acordo com um especialista, devido ao maior fluxo de vendas estimado, é preciso ajustar e criar processos ágeis com antecedência. “O período festivo altera o comportamento do consumidor, que passa a comprar muito mais do que o básico, utilizando o 13º salário. Por isso, não deixe de ajustar a cadeia logística da sua empresa e saiba aproveitar esse momento tão oportuno do mercado”, avalia.

1 – Busque melhorias

Não há dúvidas de que uma logística bem feita garante vantagem competitiva. Para criar processos mais ágeis, adaptando a sua operação logística ao contexto aquecido do mercado, procure ter uma visão de todas as etapas do processo. Analise desta forma cada ponto de aperfeiçoamento e melhoria. Um mote importante pode ser acabar com os processos manuais, como planilhas e cadernos.

2 – Dimensione o estoque

Com a tendência de aumento de vendas no fim do ano, é recomendável redimensionar o estoque. Neste sentido, tenha indicadores confiáveis para dimensionar o seu portifólio de produtos e verifique quais os itens mais buscados no mesmo período no ano anterior, que podem ser requisitados novamente. Para o cálculo, lembre-se de que produtos parados em estoque geram gastos desnecessários. Você também pode ganhar eficiência com a otimização do espaço disponível no centro de distribuição, elaborando um bom mapeamento.

3 - Mantenha o ponto de venda abastecido

Em tempos de demanda crescente, o nível de ruptura (que mede a falta de produtos no ponto de venda) precisa ser o mais baixo possível. Reponha os produtos nas gôndolas, quase que diariamente, de acordo com as necessidades.

4 – Tenha assertividade no tempo de entrega

Entregas de fim de ano geralmente contam com um prazo apertado. Desta maneira, trabalhar com um integrador logístico pode ajudá-lo a planejar a distribuição em tempo real para as mais diversas regiões do País, evitando gastos desnecessários e otimizando custos.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real, por meio de suportes tecnológicos de última geração. A tecnologia também pode apoiar na elaboração de um planejamento assertivo.

 

Fonte: Portogente



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