Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 11 3054-8383 13 96351-0335

ArcoNorte prevê forte expansão do escoamento de grãos até 2017

Gostou? compartilhe!

ArcoNorte prevê forte expansão do escoamento de grãos até 2017

Continue Lendo

Principal via de acesso do chamado Arco Norte, o rio Tapajós tornou-se a maior aposta das tradings e prestadores de serviços do agronegócio como alternativa de escoamento da safra brasileira de grãos: o caminho até o porto é mais curto, o frete, mais barato, e não se esperam grandes congestionamentos para o embarque, como ocorre nos portos do Sudeste e Sul.

Passados quase três anos de preparação, entre emissões de licenças e obras, a Hidrovias do Brasil e a joint venture entre ADM e Glencore iniciaram suas operações portuárias em Barcarena, no Pará. Com isso, a safra de grãos 2016/17 que se aproxima já começará a ser escoada pelo Centro-Oeste a partir de fevereiro do ano que vem.

A chegada dos terminais privados à região consolida a nova e mais aguardada rota logística para o transporte de grãos no país. Juntas, elas vêm somar-se às operações da Bunge, que, já em 2014, começou a movimentação comercial pelo corredor fluvial Miritituba-Barcarena. Se tudo der certo, serão quase 10 milhões de toneladas escoadas pelo rio já na próxima safra. Para 2020, a expectativa é de uma capacidade operacional de cerca de 40 milhões de toneladas de grãos ao ano, à medida que concessões avançarem e aportes privados bilionários forem finalizados.

Estamos bastante otimistas"



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wohlers Cargo Whatsapp Wohlers Cargo