Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 13 3054-8383 11 96351-0335

ANVISA promete melhorar tempo de liberação de mercadorias, afirma SINDASP

Gostou? compartilhe!

ANVISA promete melhorar tempo de liberação de mercadorias, afirma SINDASP

Continue Lendo

Credenciado por buscar soluções para os problemas de atraso na liberação de mercadorias com anuência da ANVISA, em maior intensidade desde 2014, o SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – foi convidado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) para participar com contribuições em um Workshop na última semana, em Brasília (DF). Os Despachantes Aduaneiros foram representados pelo Vice Presidente da entidade Elson Isayama, que também representou a FEADUANEIROS, Federação da categoria.

O encontro ocorreu com entidades representativas nacionais que trabalham com importação e exportação de bens e produtos sujeitos ao controle sanitário da Anvisa. “O Projeto ‘AÇÕES DA ANVISA EM PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS’, estuda modelos e práticas internacionais e apontamentos para melhoria do modelo brasileiro”, destacou Isayama.

A FIOCRUZ, instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas – considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública – coordenou o evento e os estudos, que já trazem resultados. “A ANVISA está ajustando internamente alguns detalhes e tem a expectativa de reduzir consideravelmente seus tempos de análise e deferimento de processos já a partir da segunda quinzena de fevereiro”, comemora Isayama.

No encontro também foram criados Grupos de trabalho que informaram problemas e apontaram sugestões de melhoria dos processos. Uma das mudanças, que começará a funcionar a partir de 1º de marco, é a analise remota nos moldes já existentes para PAFPS. Os Grupos criados são: (PAFPS – Produtos para Saúde / PAFMED – Medicamentos / PAFAL – Alimentos / PAFCOS – Cosméticos). Além do SINDASP, participaram da reunião entidades representativas do mercado como Abimed, Sindusfarma, ABIIS, ABOL, CBDL, ABTRA, ABRAID, CBDL, entre outras.

Fonte: Painel Logistico



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wohlers Cargo Whatsapp Wohlers Cargo