Rua Silva Bueno, 599 - sala 1104 - Ipiranga - SP 13 3233-4587 11 3054-8383

Links Úteis

OMC: Organização Mundial do Comércio

Lida com as regras do comércio entre as nações a nível global:

www.wto.org

Comunidade Europeia

http://europa.eu/index_pt.htm

Receita Federal

Aduana e Comércio Exterior - Importação - Simulador do tratamento Tributário e Administrativo:

http://www.receita.fazenda.gov.br

TIS

Normas e procedimentos para embalagem de carga geral

http://www.tis-gdv.de/tis_e/ware/inhalt.htm

IATA

Sobre embalagens e procedimentos especiais para embarque de carga perigosa:

http://www.iata.org/whatwedo/cargo/dangerous_goods

Horários

Importações FCL e LCL: Até as 11:30h - Com apresentação de todos os documentos e comprovante de pagamento.

Retirada dos HBL Liberados: A partir das 16:00h, desde que todos os documentos tenham sido entregues, dentro do horário estabelecido.

Documentos necessários para liberação

Para liberação de processos de importação, são necessários a entrega dos seguintes documentos em nossos escritórios, ou aos nossos representantes.

  • BL original (01 via) – frete collect / prepaid.
  • Fatura comercial (02 vias) – frete collect.
  • Termo de siscomex (02 vias) – frete collect.
  • Termo de responsabilidade de containers (02 vias - embarques FCL) frete collect /prepaid.
  • 01 via da procuração do representante do importador.
  • Comprovante de deposito (01 via) - frete collect / prepaid.

Instruções para o correto preenchimento: 1. Termo de Container

Deverá ser confeccionado em papel timbrado da empresa e entregue em duas vias contendo os seguintes dados: navio, viagem, descarga, Master BL (armador) e House BL que está sendo liberado.

Importador / Consignatário - os dados devem estar totalmente preenchidos: razão social do importador que consta no CE Mercante desconsolidado, contato, telefone, e-mail e fax.

Despachante / Comissária - os dados devem estar totalmente preenchidos com o contato, telefone, e-mail e fax.

Container – tipo e numero da unidade de carga.

Assinatura – o termo deve ser assinado por representante legal, autorizado por procuração vigente.

Carimbo CNPJ do despachante e do importador.

Solicite os termos via e-mail: wohlers@wohlers.com.br

2. Termo de SISCOMEX

Somente para os casos de importação frete collect.

Deverá ser confeccionado em papel timbrado da empresa e entregue em duas vias contendo os seguintes dados: navio, viagem, entrada , House BL que está sendo liberado, porto.

Importador / Consignatário – os dados devem estar totalmente preenchidos: razão social, CNPJ do importador que consta no CE Mercante desconsolidado, mercadoria, valor do frete, número da fatura, valor total mercadoria, NCM, Incoterms (FOB, CIF, FAC, EXW) e licenciamento automático.

Assinatura – o termo deve ser assinado por representante legal, autorizado por procuração vigente.

Carimbo CNPJ do despachante e do importador.

Conversão de unidades de distância

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Buenos Aires

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Cidade do México

Hong Kong

Nova Delhi

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Nova York

Moscow

Cidade do Cabo

Termo do Comércio Internacional

CFR – Cost and Freight (named port of destination) Custo e Frete ( porto de destino designado)

Nesse termo, o vendedor assume todos os custos anteriores ao embarque internacional, bem como a contratação do frete internacional, para transportar a mercadoria até o porto de destino indicado.

Destaque-se que os riscos por perdas e danos na mercadoria são transferidos do vendedor para o comprador ainda no porto de carga (igual ao FOB, na “ships’s rail”). Assim, a negociação (venda propriamente dita) está ocorrendo ainda no pais do vendedor.

O termo CFR exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.

Esse termo só pode ser usado no transporte aquaviario (marítimo, fluvial ou lacustre).

CIF – Cost, Insurance and Freight (named porto of destination ) Custo, Seguro e Frete ( porto de destino designado)

Nesse termo, o vendedor tem as mesmas obrigações que no “CFR” e, adicionalmente, que contratar o seguro marítimo contra riscos de perdas e danos durante o transporte.

Como a negociação ainda está ocorrendo no país do exportador (a amurada do navio, no porto de embarque, é o ponto de transferência de responsabilidade sobre a mercadoria), o comprador deve observar que no termo “CIF” o vendedor somente é obrigado a contratar seguro com cobertura mínima.

O termo CIF exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação.

Esse termo só pode ser usado no transporte aquaviario ( marítimo, fluvial ou lacustre).

CIP – Carriage and Insurance Paid to (named place of destination) Transportes e Seguros Pagos ate (local de destino designado)

Nesse termo, o vendedor tem as mesmas obrigações definidas no "CPT" e, adicionalmente, arca com o seguro contra riscos de perdas e danos da mercadoria durante o transporte internacional.

O comprador deve observar que no termo "CIP" o vendedor é obrigado apenas a contratar seguro com abertura mínima, posto que a venda (transferência de responsabilidade sobre a mercadoria) se processa no país do vendedor.

O termo CIP exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação. Esse termo pode ser usado em qualquer modalidade de transportes, inclusive multimodal.

CPT - Carriage and Insurance Paid - Transporte pago até local de destino designado

Local de entrega diferente do local de destino (2) designado, o que significa que riscos e custos transferem-se do vendedor para comprador em locais diferentes. Portanto, um ponto crítico para transferência de riscos e outro para transferência de custos. Isto é uma características dops termos "C".

DAP - Delivered at Place - Entregue no local de destino designado.

Este termo substitui o DAF, DES e DDU.

A mercadoria é entregue ao comprador no veículo transportador no destino convencionado, sem descarregamento. Isso pode ocorrer no navio.

Local de entrega - ao local de destino designado, o que significa que riscos e custos transferem-se do vendedor para o comprador no mesmo local. Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos.

DAT - Delivered at Terminal - Entregue no terminal, no porto ou local de destino desligado)

Este termo substitui o DEQ.

Custos e riscos para o vendedor até e inclusive o descarregamento do veículo transportador.

Local de entrega - ao local de destino designado, o que significa que riscos e custos transferem-se do vendedor para o comprador no mesmo local. Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos.

DDP – Delivered Duty Paid (named place of destination) Entregue Direitos Pagos (local de destino designado)

Nesse termo, o vendedor somente cumpre sua obrigação de entrega quando a mercadoria tiver sido posta em disponibilidade no local designado do País de destino final, desembaraçadas para importação. O vendedor assume todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importação.Ao contrário do termo “EXW, que representa o mínimo de obrigações para o vendedor, o “DDP” acarreta o maximo de obrigações para o vendedor. O termo “DDP” não deve ser utilizado quando o vendedor não está apto para, direta ou indiretamente, obter os documentos necessários à importação da mercadoria.

Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transportes, inclusive multimodal.Nesse termo, o vendedor contrata o frete pelo transporte da mercadoria até o local designado.Os riscos de perdas e danos na mercadoria, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos ocorridos após a entrega da mercadoria ao transportador, são transferidos pelo vendedor ao comprador, quando a mercadoria é entregue à custodia do transportador. O termo CPT exige que o vendedor desembarace as mercadorias para a exportação. Esse termo pode ser usado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal.

EXW – Ex Works (Named Places) A Partir do Local de Produção ( local designado)

Nesse termo, o exportador encerra sua participação no negocio quando acondiciona a mercadoria na embalagem de transporte (caixa, saco, etc.) e a disponibiliza, no prazo estabelecido, no seu próprio estabelecimento.

Assim, cabe ao importador estrangeiro adotar todos as providências para retirada da mercadoria do estabelecimento do exportador, transporte interno, embarque para o exterior, licenciamentos, contratações de frete e de seguro internacionais, etc.

O termo “EXW” não deve ser utilizado quando o vendedor não está apto para, direita ou indiretamente, obter os documentos necessários à exportação da mercadoria”.

Como se pode observar, o comprador assume todos os custos e riscos envolvidos no transportes da mercadoria do local de origem até o de destino.

FAS - Free alongside Ship (named port of Shipment) Livre no Costado

Nesse termo, a responsabilidade do vendedor se encerra quando a mercadoria é colocada ao longo do costado do navio transportador, no porto de embarque nomeado. A contratação do frete e do seguro internacionais fica por por conta do comprador.

O vendedor é o responsável pelo desembaraço das mercadorias para exportação. Esse termo só pode ser utilizado no transporte aquaviario (marítimo, fluvial ou lacustre).

FCA – Free Carrier (named place) Transportador Livre

Nesse Termo o vendedor (exportador) completa suas obrigações quando entrega a mercadoria, desembaraçada para exportação, aos cuidados do transportador internacional indicado pelo comprador, no local designado do país de origem. Deve ser notado que o local escolhido de entrega tem um impacto nas obrigações de embarque e desembarque das mercadorias naquele local.

Se a entrega ocorrer na propriedade do vendedor, o vendedor é responsável pelo embarque.

Se a entrega ocorrer em qualquer outro lugar, o vendedor não é responsável pelo desembarque.

Dessa forma, cabe ao comprador (importador) contratar frete e o seguro internacional.

Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transportes.

FOB – Free on Board (named por of shipment) Livre a Bordo (porto de embarque designado)

Nesse termo, a responsabilidade do vendedor, sobre a mercadoria, vai até o momento da transposição da amurada do navio (“ship’s rail”), no porto de embarque, muito embora a colocação da mercadoria a bordo do navio seja também, em principio, tarefa a cargo do vendedor.

O termo FOB exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação. Ressalte-se que o transportador internacional é contratado pelo comprador (importador ).

Logo, na venda “FOB”, o exportador precisa conhecer qual o termo marítimo acordado entre o comprador e o armador, a fim de verificar quem deverá cobrir as despesas de embarque da mercadoria.

Esse termo só pode ser utilizado no transporte aquaviario (marítimo, fluvial ou lacustre).

Especificações dos Containers

Links Úteis

Cálculo de Estufagem de Container

Acesse:

http://www.searates.com/reference/stuffing/

Distância entre principais cidades


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